quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Profissionais da rede municipal de saúde integram rede do Núcleo de Atenção Psicossocial para dar apoio a envolvidos na tragédia

 

 Profissionais da rede municipal de saúde integram rede do Núcleo de Atenção Psicossocial para dar apoio a envolvidos na tragédia

A secretária da Saúde, Anny Desconzi e a coordenadora de Políticas de Saúde Mental do Município, Adriana Krum, reuniram-se com os profissionais da rede municipal de saúde na tarde da última quarta-feira (6). O objetivo foi de apresentar uma ampliação na rede da força tarefa do Núcleo de Atenção Psicossocial, através da inclusão de agentes de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos do SUS, criada para atender e dar apoio psicológico a familiares, amigos, e outros envolvidos na tragédia da Boate Kiss.
Durante a reunião, os profissionais da saúde do Município foram preparados psicologicamente e com informações, traçando um prognóstico para a saúde na cidade pelos próximos dois anos, em detrimento da tragédia, inclusive com instruções de como identificar pessoas com problemas psicossociais ou até transtornos psiquiátricos, bem como o encaminhamento a ser dados a esses casos.
A rede da força tarefa foi ampliada com a finalidade de aumentar o alcance onde o apoio e acolhimento pode chegar, e também a fim de reforçar e criar novas bases para o sistema clínico permanente de saúde mental no Município. De acordo com estudo realizado pelo Ministério da Saúde, a estimativa é de que 25% da população santa-mariense, cerca de 65 mil pessoas, venha a desenvolver problemas psicológicos e psicossociais em detrimento da tragédia.
A força tarefa de acolhimento em Saúde Mental 24 horas, ou Núcleo de Atenção Psicossocial, atende em regime de plantão no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Caminho do Sol, da Av. Borges de Medeiros, nº 1897. O telefone de contato para o Plantão 24h é (55) 9167 4026.
A gestão do núcleo, responsável pelo diagnóstico situacional, coordenação do processo de trabalho, elaboração de estratégias e planejamento das ações é composto por representantes da área técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, da Coordenação Estadual de Saúde Mental e da Coordenação Municipal de Saúde Mental.
O trabalho é dividido por equipes: Equipe de Regulação em Saúde Mental; Equipe de Acolhimento 24 horas (Plantão de Saúde Mental); Equipe de Apoio Psicossocial para ritos de despedida; Equipe de Apoio Psicossocial às UPAS e SAMU; Equipe de Apoio Psicossocial aos Hospitais; Equipe de Atenção Psicossocial com foco na Atenção Básica e Equipe de Cuidados ao Cuidador.
Texto e fotos: Guilherme Bicca

Fonte: http://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/6114-profissionais-da-rede-municipal-de-saude-integram-rede-do-nucleo-de-atencao-psicossocial-para-dar-apoio-a-envolvidos-na-tragedia

Publicada em 07/02/2013 - Atualizado em 07/02/2013 11h58m

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!