domingo, 10 de fevereiro de 2013

A vida continua...




Para quem fica após a perda de um ente querido, voltar a ter uma rotina considerada normal nem sempre é fácil. Mas como dizem: a vida continua...

Num primeiro momento precisamos respeitar o luto. Que pode demorar um ano ou até mais. As primeiras datas especiais são difíceis de encarar. O que podemos fazer?

Se você convive com alguém que perdeu alguém, o que pode fazer: é ouvir, oferecer o ombro. Isso é o mínimo. Tem pessoas que vão querer falar sobre o assunto. Outras não. É importante respeitar. Cada um tem o seu tempo.

Deixando de lado as convenções sociais. Que em algumas sociedades ditam formas de vestir e de se comportar durante o luto. Nada controla a dor que sentimos. É preciso observar, quem está de fora se o comportamento foge por muito tempo do considerado normal, nesses casos é preciso buscar ajuda médica. Como excesso de tristeza, não querer sair de casa, demonstrar que nada aconteceu, etc. Cada pessoa vive o momento de seu jeito. Os homens, muitas vezes engolem o choro para se mostrar mais forte. Não façam isso, chore, coloque para fora. A sua saúde agradece!

Para aqueles que queriam ter falado algo para quem partiu e não disseram, ou que brigou e quer se reconciliar. Faço duas sugestões:
- Quando se sentir melhor. Visualize a pessoa na sua frente e diga o que deseja ter falado.
- Ou escrever num papel. Tudo o que deseja falar para essa pessoa. Assim como ler agita a alma, escrever acalma.

Para quem não consegue dormir algumas dicas, antes de ir para a cama:
- Evite olhar na televisão notícias ou programas com conteúdos violentos ou que lembrem momentos tristes.
- Evite leituras de jornais, revistas ou livros também de conteúdo com violência ou fatos que normalmente te deixam agitado. Se gosta de ler e faz questão. Então, que seja de conteúdo leve.
- Tome um banho morno.
- Evite ficar no computador até tarde. Agita a mente e atrapalha o sono.
- Compressas nos olhos com chá de camomila ajudam a relaxar. Deite e deixe por pelo menos 15 minutos. Muitas vezes, por ter ficado no computador, olhando TV, lendo ou até chorando os olhos não relaxam.
- Deixe o quarto escuro ou na penumbra e não com luz acesa.

- Tome um chá calmante como camomila.
- Observe se no ambiente existem elementos estimulantes que evitem você relaxar: bagunça, paredes com cores fortes como o vermelho, ou da cor amarela que estimula a mente, vários livros ou material para estudar a vista, etc.
- Tomar florais e usar spray com floral no quarto pode ajudar e muito para relaxar o ambiente para dormir.
- Se for reikiano faça auto-aplicação.
- Respirar. Devagar respirar. Ajuda a relaxar.

Algo que pode ajudar muito é fazer yoga. Nessa atividade a pessoa trabalha: respiração e o corpo físico, mental e emocional. No mínimo fazer caminhadas já ajudam a relaxar.

Depois de um tempo é importante retomar a rotina. E se possível se envolver em trabalhos ou atividades ocupacionais. Ocupar a mente para evitar pensar e fazer bobagens. Ser e se sentir útil. Atividades voluntárias deixam o coração mais leve, principalmente quando se vê alguém feliz com o que se está fazendo por ela.

 Para as famílias, vítimas, profissionais e pessoas afetadas pelos acontecimentos da madrugada de 27 Jan 2013 em Santa Maria acesse o blog http://terapeutasvoluntariossm.blogspot.com.br/ que tem onde buscar ajuda nesse momento crítico da nossa história. Como atendimento com reiki e distribuição de floral.

Fonte: http://harmonizacaodeespacos.blogspot.com.br/2013/02/a-vida-continua.html#links

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!